
A realização de uma cirurgia plástica envolve muitas escolhas. Uma das mais importantes é escolher o cirurgião de sua confiança.
A escolha por um cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) garante que seu médico:
- teve formação e treinamento especifico não apenas para realizar procedimentos e cirurgias, mas também para prevenir, diagnosticar e tratar possíveis complicações
- está capacitado a realizar procedimentos em cirurgia plástica, reparadora ou estética
- está submetido a um Código de Ética
- opera em instalações adequadas e devidamente licenciadas
É natural sentir ansiedade e certo receio...por isso, sinta-se a vontade para tirar todas as dúvidas com seu médico. Informe-se sobre o preparo necessário (perda de peso, interrupção de medicações, exames), tipos de anestesia, tempo de internação, possíveis complicações, cuidados de pós-operatório (repouso e afastamento de atividades físicas, uso de malhas compressivas, drenagem linfática, consultas subsequentes) e principalmente, cicatrizes e expectativas quanto ao resultado.
O uso de malhas compressivas auxilia na redução do edema, além de “moldar” a pele junto ao novo contorno corporal e manter a postura. Seu uso é recomendado pelo maior tempo possível no pós-operatório (retirando-a apenas para o banho) e geralmente por 30 dias. Escolha uma malha de boa qualidade, maleável, mas justa, que permita transpiração e não permita formação de dobras. No caso das malhas para mama, elas devem dar sustentação, conforto e segurança.
A drenagem linfática é parte fundamental no pós-operatório (opcional em cirurgias de mama). Consiste em uma massagem manual que auxilia a absorção e drenagem do excesso de líquido presente nos tecidos. Deve ser iniciada aproximadamente no 5o dia de pós-operatório ou após a retirada de drenos. Recomenda-se de duas a três sessões por semana, em um total de pelo menos 10 sessões. Contribui para a redução do inchaço, melhora da dor e das equimoses (áreas arroxeadas), evita fibrose e permite melhora da circulação com maior oxigenação dos tecidos e melhor cicatrização.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) proíbem a divulgação de preços de cirurgias e procedimentos, média de valores ou planos de financiamento em sites e meios de publicidade. Tais valores podem ser definidos apenas após consulta e avaliação médica, uma vez que cada paciente é única e demanda cirurgias personalizadas.
(Artigo 3º da Resolução o CFM n o 1.836/2008 “Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e o modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente á remuneração profissional”.)
Por determinação expressa em Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) e ainda pelo Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), fica proibida a divulgação de casos com fotografias de pacientes em pré e pós-operatório, independente de se poder identificar a pessoa ou não, mesmo que haja autorização expressa da mesma. Por isso e por entender que a melhor compreensão quanto aos resultados é obtida individualmente em consulta não será possível encontrar em nosso site fotografias de pacientes.

Dra. M. Alice Batalha
Me formei pela Universidade Federal do Pará, fiz residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo, um dos mais reconhecidos e completos Serviços de Cirurgia Plástica estética e reparadora do país. Após conquistar o Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, tenho a satisfação de retornar a minha cidade e exercer aqui a Medicina que aprendi e aperfeiçoei nos últimos anos.