
A orelha de abano é uma alteração comum, as orelhas são abertas” e geralmente têm os sulcos (d”obrinhas’’) apagados.
É causa comum de problemas psicológicos em crianças (que sofrem com apelidos ofensivos) e mesmo em adultos, que escondem as orelhas com bonés, faixas e com o próprio cabelo. A orelha de abano é corrigida com uma cirurgia chamada Otoplastia.
A otoplastia melhora a forma, a posição e as proporções das orelhas, utiliza pontos para remodelar a estrutura das cartilagens, cria uma forma natural, devolvendo equilíbrio entre orelhas e face.
Entenda como funciona o procedimento cirúrgico:
Anestesia
Pode ser realizada sob anestesia local e sedação ou anestesia geral (geralmente para crianças).
Pós operatório
É normal haver certo desconforto, edema (inchaço) e equimose (áreas roxas) nas orelhas durante a primeira semana. Recomenda-se o uso de faixa sobre as orelhas por 20 dias.
Resultados
A otoplastia oferece resultados tão logo o edema se resolva. Com a orelha permanentemente posicionada próxima à cabeça, as cicatrizes cirúrgicas são escondidas atrás da orelha.

Dra. M. Alice Batalha
Me formei pela Universidade Federal do Pará, fiz residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo, um dos mais reconhecidos e completos Serviços de Cirurgia Plástica estética e reparadora do país. Após conquistar o Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, tenho a satisfação de retornar a minha cidade e exercer aqui a Medicina que aprendi e aperfeiçoei nos últimos anos.