
A Ginecomastia é uma condição comum em homens de qualquer idade, podendo ser resultado de alterações hormonais, condições de hereditariedade, doença ou utilização de certas medicações. Trata-se do aumento da região, seja pelo acúmulo de gordura ou maior desenvolvimento da glândula mamária. A ginecomastia causa desconforto emocional e prejudica a autoconfiança, alguns homens passam a evitar determinadas atividades físicas e intimidade simplesmente para esconder sua condição.
Entenda como funciona o procedimento cirúrgico:
A cirurgia para correção da ginecomastia consiste na ressecção do excesso de glândula mamária e/ou lipoaspiração, dando forma e contorno masculino ao tórax. Em casos graves de ginecomastia, o tecido mamário em excesso pode fazer com que as mamas fiquem flácidas e a aréola alargada. Nestes casos, a posição e o tamanho da aréola podem ser cirurgicamente melhorados e a pele em excesso retirada.
Anestesia
Pode ser realizada sob anestesia peridural ou geral. Você em conjunto com o anestesista e o cirurgião escolherão a forma mais confortável e segura.
Cicatriz
A depender da necessidade ou não de ressecção de pele e de lipoaspiração, a cicatriz pode ser apenas ao redor da aréola ou incluir também pequenas incisões na axila e na parte inferior do tórax.
Pós-operatório
Após a cirurgia, recomenda-se o uso de colete elástico por, pelo menos, 30 dias. O colete auxilia no controle do edema (inchaço), além de moldar a pele ao novo contorno. Um dreno é utilizado temporariamente sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam ficar acumulados.
Resultados
Os resultados da cirurgia são imediatamente visíveis. Com o tempo, o edema (inchaço) reduz e o tórax assume um formato mais plano e masculino.

Dra. M. Alice Batalha
Me formei pela Universidade Federal do Pará, fiz residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo, um dos mais reconhecidos e completos Serviços de Cirurgia Plástica estética e reparadora do país. Após conquistar o Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, tenho a satisfação de retornar a minha cidade e exercer aqui a Medicina que aprendi e aperfeiçoei nos últimos anos.